5G e o varejo local

O 5G está chegando ao Brasil e o varejo local não vê as horas para oferecer novos serviços para os seus clientes….. será?

Na prática, temos muita expectativa pela chegada desta nova tecnologia que pressupõe um aumento de velocidade incrível da nossa Internet e claro, a troca de smartphones, e a pergunta que não quer calar…e o varejo físico… o que tem a ver com essa mudança?

A resposta é… TUDO!

O que tem a ver 5G com o varejo local tradicional?

Pensa comigo. Hoje, do jeito que está a Internet, onde passa a maior parte do tempo o cliente da tua loja?… certo.. na tela do celular!

Agora, pensa num cenário em que a internet ficará mais eficiente, com novas aplicações, e com celulares novos, o teu cliente passará mais ou menos tempo olhando para o celular?… Não preciso responder, né?

Bom, está mais do que claro que o varejo físico está cada vez mais digitalizado, mesmo que não faça nada para isso ocorrer. 

O varejo já está digitalizado

Mas, como assim está digitalizado? Bom, na verdade quem está digitalizado é o cliente. O cliente tem uma jornada de compra que necessariamente inclui a experiência digital, seja porque está numa loja vendo produtos e consulta alternativas e preços no celular, ou porque antes mesmo de pisar numa loja, já fez uma série de pesquisas para decidir onde vai consumir. E ainda, porque no final da compra, vai contar nas redes sociais como foi a sua experiência, através de fotos que tirou e coisas assim.

O que está vindo com 5G

Agora bem, o que muda com a chegada do 5G? Bom, só para dar uma palhinha, o Facebook já adiantou que está trabalhando em sua nova marca “Meta” de “Metaverso”. O Metaverso é uma espécie de universo paralelo com experiências digitais e reais coexistindo. Só neste novo ambiente, estamos falando de uma nova experiência sendo conduzida ao seu cliente, pelo dono de ninguém mais ninguém menos do que o famoso Instagram, ou seja, o ambiente de marketing digital por excelência de todo varejo físico. 

Resumindo, o impacto sobre o varejo físico será enorme, seja para detonar ou para alavancar oportunidades… depende de como se insira nesse mundo que está logo aí, batendo à porta. 

Como o varejo físico pode ser preparar?

Mais do que nunca, quem tem uma loja, se ainda não começou, precisa urgentemente direcionar esforços para estes 5 prioridades:

  1. Estratégia de marca: defina uma estratégia de marca. Caso não consiga contratar uma agência de branding, pode ir à universidade e consultar em cursos de marketing através de projetos de empresas junior ou estágio. Você terá o mais próximo de um trabalho profissional por um custo mínimo. Você proporcionará uma excelente experiência profissional para o estudante e obterá uma formulação da sua marca estruturada para encantar o seu cliente;
  2. Investir em posicionamento digital: no mínimo no Instagram através de um perfil trabalhado profissionalmente, com fotos e imagens de qualidade que representem a sua marca; 
  3. Programas de fidelização: mais do que nunca você precisa adotar modelos de fidelização e vantagens que incentivem o seu cliente a participar do seu estabelecimento de uma forma divertida;
  4. Mobile: proporcione experiências mobile para o seu cliente. Seja através de um APP próprio, ou através da participação em APPs de programas locais, a sua loja precisa estar em evidência nesse ambiente; 
  5. Website: a sua presença digital precisa de um website para se apresentar. Ele deve ser responsivo (se adaptar a computadores, celulares e tablets) e com razoável bom gosto para mostrar a sua marca, diferenciais e as suas ferramentas digitais. 

Com esses 5 passos o seu negócio estará com a base mínima necessária para pleitear a sua presença digital no mundo atual, e de olho para o que virá.

E depois?

Para o futuro que vêm, você precisa procurar por aplicações que levem novas experiências aos seus clientes e, claro, que façam sentido para o seu negócio. Você encontrará inúmeras inovações nas startups pelo Brasil todo. Inovações utilizando realidade aumentada (tipo caça de pokémons), óculos de realidade virtual, todo tipo de interações entre lojas e celulares, e muito mais que vale a pena começar a pesquisar. 

Bom, vamos ficando por aqui neste post, não sem antes convidar a nos contar a sua experiência e dúvidas. Durante as próximas postagens contaremos boas experiências que estão ocorrendo por aí. Conte-nos mais sobre a sua loja ou associação e vamos te ajudar a implementar o Novo Varejo!!!

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