VUAU#018 – Visita técnica à Aldi Süd
Entrevista a Marcus Tutui contando a visita técnica realizada à ALDI SÜD, maior rede de supermercados da Europa com um modelo incrível de tipo discount, com mais de 90% de produtos com marcas próprias.
Vamos conversar sobre como uma empresa que nasceu em 1913, às vésperas da 1ª Grande Guerra, passou por todo esse ambiente de calamidades até se tornar este verdadeiro fenômeno do varejo com mais de 10 mil lojas no mundo inteiro!
A visita técnica
Organizada pelo Senac, no contexto do Programa Executivo de Ingolstadt, e que tem como origem a parceria que o Senac e a Universidade Ingolstadt mantêm para intercâmbio técnico, e cujo coordenador é o nosso entrevistado de hoje, o Marcus Tutui.
Como ele mesmo explica na reportagem, as visitas técnicas realizadas neste programa tem um caráter mais imersivo, e permite um aprofundamento maior entre os visitantes e os executivos que de cada local visitado. Por isso, esta visita à ALDI SÜD tem detalhes minuciosos que poderão aproveitar nesta reportagem.
Sobre a ALDI SÜD
Durante a reportagem vão perceber que trata-se de uma empresa muito diferente. As práticas de preços baixos, ao mesmo tempo garantem um conceito de alta qualidade, através de marcas próprias que integram mais de 90% dos produtos comercializados pela rede. Altos salários, estoques horizontais (ao invés da verticalização praticada no Brasil), promoções relámpago cuidadosamente planejadas e inovações continuas são algumas das práticas que o Marcus detalha.
Como aproveitar esta experiência
Conhecer o cliente e agir com excelência parecem ser as principais lições deste episódio. Aprender como fazer isto independente do tamanho da empresa ou comércio é perfeitamente possível. Durante a reportagem surgiram vários insights que podem ser muito bem aproveitados por qualquer empresa.
Conheça a ALDI SÜD
Site: aldi-sued.de