VUAU#012 – Créditos emergenciais – Como acessar essas linhas?
Nesta entrevista, o Willian Farias, CEO da Futturo que trabalha serviços de Fomento de inovação, fala sobre as linhas de créditos emergenciais liberadas por COVID-19 e as dificuldades que os empresários têm para acessar essas linhas, complicando ainda mais a situação emergencial em que transita o varejo e a sociedade como um todo.
Quais são as lihas de crédito disponíveis
São linhas liberadas essencialmente pelo governo federal. Algumas delas são:
.: Linha de Crédito para Pequenas e Médias Empresas (folha de pagamento) – Alguns banco estão operando como por exemplo (Santander, CEF)
.: Pronampe – programa nacional de apoio a micro e empresas de pequeno porte (aprovado no Senado Federal, foi remetida à câmara dos deputados)
.: BNDES
.: Entre outras…..
Dificuldades para ter acesso a essas linhas
As empresas estão tendo dificuldades, visto que muitos empresários possuem situações que acabam não aprovando as linhas de crédito. As restrições mais habituais são:
.: Restrições (SPC/SERASA, Cheques, Protestos, BACEN) – Risco de crédito
.: Os limites são baixos, muitas vezes não é suficiente o valor que o empresário precisa.
.: Exigência de garantias reais (físicas)
.: Alta demanda nos bancos intermediários, gera fila de espera para conseguir o crédito e uma incerteza de quando estará disponível
Como se faz para acessar?
Existem diversas iniciativas, e aqui citamos em especial um material elaborado pelo Fecomércio – SC com todas as orientações.
> FECOMERCIO/SC – Linhas de créditos emergenciais: Download aqui (PDF)
Linhas disponíveis para o varejo
Especialmente a linha emergencial para capital de giro que o governo está disponibilizando através do BNDES
➢ Até 3 anos de carência
➢ 5 anos para pagar
➢ Taxa de juros de 3% a.a. (0,25 a.m)
➢ Para empresas com faturamento anual acima de R$90.000,00 (R$7.500,00 ao mês)
➢ Obrigatório ter a CND Federal
➢ Empresas com 3 anos de existência
Empresas que estão nos seguintes segmentos:
➢ Hospitais
➢ Supermercados
➢ Farmácias
➢ Laboratórios
➢ Setor de Aviação
➢ Setor hoteleiro e turismo
➢ Bares e restaurantes
Os critérios de aprovação serão menos rígidos e rápidos (a aprovação pode sair em 15 ou 20 dias após o início do processo) em função da crise que está se iniciando, então a tendência é que seja rápido devido à crise emergencial nesses setores.
Como funciona o serviço da Futturo?
A FuTTuro tem como premissa conectar os empresários/empreendedores em relação a necessidade de capital para viabilizar os seus projetos.
Hoje estamos muito bem posicionados com os dois ecossistemas (Comunidade de Inovação e Tecnologia, Empresas parceiras que viabilizam o acesso ao capital)
Como as empresas fazem contato?
Para acelerar o atendimento, se a sua empresa tem interesse em analisar a viabilidade de linhas de créditos emergenciais, disponibilizamos um formulário para cadastro das empresas e a Futturo retornará dando um parecer sobre as linhas possíveis.