VUAU#005 – Preços baixo x Inovação? e LGPD
Os preços baixos são uma das estratégias mais comuns em todo tipo de negócio e no varejo talvez seja um dos que mais nos encontramos, sendo às vezes o único argumento colocado como benefício oferecido aos clientes.
Neste episódio Carlos Salinas aborda dois assuntos com provocações que serão abordadas através de entrevistas em próximos episódios.
Preços baixos e os atacarejos
Em primeiro lugar, a estratégia de preços baixos em mercados de varejos que crescem e conquistam preferências das mais diversas. São os casos dos chamados “atacarejos” ou lojas de “discounts” que não param de surgir e crescer. Assim, o Salinas compara estas estratégias com o caso da Gol Linhas Aéreas, que soube mudar o mercado da aviação civil no Brasil. Dessa forma, será que preços baixos serão o futuro do varejo?; para implantar uma estratégia assim, como entra a tecnologia de dados nesta jogada?; os supermercados que apostam a serviços mais personalizados, como conseguem concorrer?
LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
E falando em tecnologia, vêm aí a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Por isso, vamos conversar sobre este assunto que deve ser parte das agendas do próximo ano de todas as empresas brasileiras, e o varejo está bem nessa linha também. A partir dessa lei, ações corriqueiras como enviar e-mails de promoções poderão gerar sérios prejuízos, caso não tenha cuidados que serão indispensáveis para toda gestão de dados pessoais dos clientes.
Esperamos que goste deste episódio e serão dois assuntos para os que convidaremos especialistas e estudiosos para nos dar as suas visões.