VUAU#015 – A reinvenção do varejo no Brasil
Nesta entrevista, conversamos com Marcus Tutui, que é responsável estadual pelos programas de desenvolvimento, consultorias e programas internacionais com foco no comércio no Senac. Com ele falamos sobre a reinvenção do varejo no Brasil. Visitas à NRF. A mudanças de processos, inovação, omnicanalidade, e a necessidade do foco no cliente. Cases Magazine Luiza, Starbucks, Amazon e Zaitt e um caso curioso de um piloto de pesquisa realizado pela Wallmart… entre outras informações desta conversa muito rica.
A mudança necessária
Permanecer imóvel não é uma opção nesta época. Por ser um momento de grande incerteza, a incorporação de inovações é a melhor resposta para conquistar os novos espaços que se criam em momentos como estes.
Tecnologias e startups disponíveis
A abundância de soluções tecnológicas esperando oportunidades para ganhar mercados são uma alternativa super oportuna pois viabiliza a incorporação de inovações reais em troca de acordos comerciais super acessíveis para empreendedores antenados.
Começar simples
A inovação no varejo não precisa, e nem deve, promover grandes revoluções internas. É muito importante primar pela excelencia nos passos que forem dados, ao invés de buscar inúmeras mudanças mal implantadas. Por isso, vale a pena investir numa boa pesquisa para selecionar um conjunto bem específico e relevante para impactar o negócio.