VUAU#008 – LGPD – Entrevista Vilson Martins Filho

Acesse ao grupo de Whastapp do VarejoUAU e participe da transformação do varejo!

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) mudará a forma em que as empresas lidam com as informações dos clientes. Ela entrará em vigor a partir de outubro de 2020 e gerará multas pesadas para quem, ao entender da lei, exponha dados pessoais de terceiros ou faça uso abusivo deles.

O Vilson Martins Filho

Professor, Consultor e Palestrante em Inovação, Service Design e Transformação Digital.

É Doutor pelo Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (CAPES 6), com foco em Mídias do Conhecimento onde desenvolveu tese em Design Thinking e Criação de Ativos do Conhecimento na Atividade Docente.

Criativo, comunicativo e curioso, apaixonado por tecnologias e gestão da inovação em ambientes educacionais e corporativos.

A entrevista

O Vilson identifica que esta mudança será uma oportunidade para as organizações rever e melhorar a governança de dados, aprimorando, não apenas a gestão de dados, como o relacionamento com o mercado. Ele enxerga um produto final muito melhor para empresas, clientes e sociedade como um todo.

Embora reconheça o grande nível de desinformação, também tira o dramatismo sobre os eventuais perigos pois identifica caminhos dentro da lei para seguir caminhos objetivos sem muita crise.

Além de orientações valiosas para grandes corporações, ele recomenda que os pequenos negócios procurem em associações os caminhos válidos para se enquadrarem, pois dessa forma poderão resolver aspectos comuns de forma segura.

Informações adicionais

Ele recomendou fortemente analisar o material da ITS, direcionado à aplicação da lei em órgão públicos, pois é um trabalho muito bem detalhado e de perfeita aplicação na atividade privada.

Segue aqui o link para o artigo onde poderá baixar o PDF: https://itsrio.org/pt/publicacoes/lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais-lgpd-e-setor-publico/

Os pontos de atenção

Segundo o Vilson, a lei requer uma revisão cuidadosa dos seguintes aspectos:

1) Segurança de dados
2) Segurança de conteiner (Blocos de programas que conectam com outras aplicações, exemplo, loja virtual, blocos de promoções, etc)
3) Segurança de big data (cruzamento com dados externos e públicos que geram novos dados)
4) Segurança de nuvem
5) Meios de pagamento
6) Tokenização e mascaramento de dados
7) Armazenamento centralizado com a entidade financeira

Conclusão

Vale a pena ouvir este episódio, pois a LGPD é um tema denso que terá desafios importantes. Com medidas bem alinhadas tudo transcorrerá sem muitas novidades. O que não pode é ficar só esperando a lei chegar sem fazer nada.

Link para contato com o Vilson: https://www.linkedin.com/in/vilsonfilho/

 

Um ótimo episódio!!

Assine gratuitamente ao podcast

Apple Podcast | Podbean | Google Podcast | Spotify | Android | Deezer | RSS

Tudo sobre o novo varejo disponível 24h por dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *